Paraíso das Águas: do oceano às lagoas, um mosaico de belezas no Espírito Santo
Destino oferece 400 quilômetros de litoral, além de dunas, manguezais e Mata Atlântica

O Espírito Santo consolida-se como destino turístico completo com um mosaico de paisagens que se estende por todo seu território. Com mais de 400 quilômetros de litoral, o Estado oferece desde praias urbanas como Praia da Costa, em Vila Velha, e Jacaraípe, na Serra, até áreas preservadas como Itaúnas, em Conceição da Barra, e Regência, em Linhares, além de Guarapari, referência para mergulho esportivo (com destaque para o arquipélago de Três Ilhas).
O litoral capixaba é famoso pela pesca oceânica, com Vitória sendo considerada a capital mundial do Marlim Azul. Esta diversidade costeira é complementada pelo maior complexo lacustre da América Latina, localizado em Linhares, sobretudo, a Lagoa Juparanã – a maior do Brasil em volume de água doce.

O Estado conta ainda com 12 bacias hidrográficas, que formam um roteiro à parte, com a Lagoa do Siri em Marataízes se destacando pelas águas calmas protegidas por faixa de areia, e paisagens naturais enquanto as Lagoas Mãe Bá e Sete Pontas, em Anchieta e Itapemirim, combinam beleza natural com núcleos de artesanato local.
A variedade de ecossistemas – que incluem ainda dunas, manguezais e áreas de Mata Atlântica – posiciona o Espírito Santo como um destino versátil, capaz de surpreender visitantes em busca tanto de contato com a natureza, quanto de destinos mais badalados, fortalecendo o setor em todas as regiões capixabas.